quarta-feira, 21 de agosto de 2019

o pai do meu pai


Claro que nós temos uma relação de pai e filho, discutimos, brigamos e ele me irrita com seu jeito preguiçoso, descuidado e quando resolve me irritar mesmo sem parar.

Mas Be e eu somos muito próximos, e nos entendemos muito bem, nos damos muito bem como se diz.

Principalmente pq eu tento diariamente aprender com os erros do meu pai.

Meu pai talvez tenha me escutado em algum momento, mas de forma geral ele sempre tratou o que eu dizia ou pensava como besteiras, como se eu sempre tivesse que apenas ouvir. Ele não percebia, e ainda não percebe, que os mais jovens independente da idade até, estão conectados com seu tempo, estão plenamente up to date.

Escutar as impressões do meu filho, ouvir suas análises, são respeitar o tempo que se vive.

Meu pai acredita que eu tenho que escutar as fôrmas antiquadas que nem pra ele serviram, mas que ele se deixou moldar para não parecer moderno, radical, selvagem, diferente, viado, comunista ou sei lá o que se passa na cabeça dele, já que ele apenas reproduziu coisas do passado para me criar.

Meu pai se esquece que acima de tudo os pais dão exemplo. Então sempre me foi um bom exemplo a pessoa firme que ele era, o diretor de escola ativo e presente que resolvia os problemas, escutava as pessoas, tomava decisões práticas. O pai durão e preconceituoso sempre foram nada pra mim.

Não vou ficar aqui contemporizando, dizendo que foi a época que ele foi criado, ainda que ele seja uma vítima das fôrmas e moldes do passado. Meu pai poderia ter mudado, poderia ter sido menos egoísta, e isso me ensinou como posso ser com meu filho. É uma luta diária, é uma atenção constante, não dá pra relaxar.

Meu pai esquece dos exemplos, e aqui vou colocar uma história de uma única noite, que marcou e ficou como exemplo que não se pode dar: passamos o sábado juntos em casa, um amigo dele de faculdade que trabalhava na Hering nos presenteou de manhã com camisetas iguais, uma pra cada um com seus respectivos tamanhos. Minha mãe, minha irmã, eu e meu pai passamos o dia com as camisetas iguais. Não me lembro o que fizemos, acho que lavamos os carros juntos e assistimos desenho animado, mas prometemos que passaríamos o dia todo juntos. Pedimos pizza como todo sábado, e as 8h da noite o telefone tocou, meu pai terminou a pizza e sem tirar a camiseta saiu para jogar bilhar com os amigos. Ele não ficou para assistir filme no fim da noite em casa, quebrando a promessa que ficaríamos juntos. Chorei e minha mãe me consolou, ela também tendo que ser consolada por ter um marido que nos trocava por noitadas de jogo, baralho ou bilhar. Eu sempre agradeci por ele não beber, meus primos sofriam na mão de um pai bêbado, mas o jogo tirou meu pai de casa inúmeras vezes, pois ele não conseguia encarar a simples realidade que não podia ser super pai o tempo todo, que não queria ser casado todos os dias.

Por isso também não fiquei casado com a mãe do Be, não seria capaz de fazer de contas.

Meu pai fez muita coisa por mim, e esteve presente bastante também, não seria justo dizer que ele só errou. Mas até para errar você precisa fazer direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário